Durante e depois de um sismo
Durante um sismo
Se estiver dentro de casa ou de qualquer outro edifício
Se estiveres num dos andares superiores, não te precipites para as escadas e nunca utilizes os elevadores. Abriga-te no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. Mantém-te afastado de janelas e espelhos e tem muito cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objecto.
Executa os 3 gestos que protegem:
Durante um sismo é importante ficar calmo e protegermo-nos debaixo de uma mesa ou da cama. Por isso devemos baixar-nos sobre os joelhos, que é uma posição que evita uma queda e proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos. Por fim, aguardar até que a terra pare de tremer.
Se estiver na rua
Deves afastar-te de árvores, postes elétricos, muros e edifícios. Deves ter cuidado com os cabos de alta tensão caídos e com os objetos que estejam em contacto com eles.
É importante procurar um local distante dos edifícios como as praças, jardins ou avenidas amplas e se vivemos no meio rural devemos dirigir-nos para um descampado.
As ruas devem ficar livres para os veículos de socorro passarem. Mas se estivermos a viajar com a família é conveniente ficar dentro do carro e esperar que tudo acalme até podermos ir para um local longe dos edifícios.
Ligando o rádio ficamos a conhecer as orientações da Proteção Civil e se é possível voltar para casa.
Se nos encontrarmos na praia quando um sismo ocorrer é possível que surja um tsunami. É conveniente ir rapidamente para uma zona alta e afastada da costa. Mas se estivermos numa embarcação devemos afastarmo-nos da costa e ir para o alto-mar.
Se estiver num local com grande concentração de pessoas
Fica dentro do edifício até o sismo cessar, depois sai com calma, tendo atenção às paredes, chaminés, fios eléctricos, candeeiros e outros objecto que possam cair. Durante o sismo, não te precipites para as saídas. As escadas e portas são pontos que facilmente se enchem de escombros e podem ficar obstruídos por pessoas que tentem deixar o edifício.
Depois de um sismo
Vamos cuidar da nossa família e dos mais vulneráveis se estivermos em casa. Na escola vamos ajudar os amigos e os professores.
É importante avaliar com atenção o que se passa à nossa volta e não nos precipitarmos. Se ficarmos presos podemos comunicar com o exterior batendo com algum objeto, usando um apito ou até o som do telemóvel.
Se for necessário abandonar o local, não usamos o elevador mas sim as escadas. No entanto é preciso verificar se elas resistem ao peso ou não apresentam rachas.
Devemos calçar botas ou sapatos resistentes por causa dos destroços, dos vidros partidos e dos cabos de eletricidade soltos.
Não esquecer: é frequente existirem fugas de gás após um sismo, então não devemos acender fósforos ou isqueiros, nem ligar o interruptor mesmo que seja de noite. Vamos usar uma lanterna e cortar o gás, a água e a eletricidade por precaução.